Handmade With Love

Molho Leitão: Uma receita especial desde 1983

O que seria feito de um leitão sem o seu belo molho? Pois é… O molho de leitão é um elemento diferenciador, e pode ter um papel decisivo no sucesso do seu jantar. Aliás, os grandes fãs de molho de leitão podem mesmo afirmar que este é “o componente imprescindível” deste prato, e que é a sua principal estrela.

Desde 1983, várias são as receitas de molho de leitão que têm passado de geração em geração, ocupando um lugar especial no coração, e também nas mesas, dos portugueses, de norte a sul do país. Mas o que torna este molho algo tão único? Nesta leitura, vamos explorar os segredos do molho de leitão, desde os ingredientes mais simples que compõem esta estrela da gastronomia portuguesa, até ao processo de preparação que confere ao leitão um sabor inconfundível ao palato de qualquer português.

Leitão Perfeito? O Segredo está no molho

São várias as características que fazem de um leitão, um bom leitão. Se há algo que distingue um este prato dos demais, além da sua pele crocante e da suculência da carne, é o molho de leitão. Na verdade, este não é apenas mais um elemento do prato, mas sim um dos elementos-chave que dá vida ao prato através do seu sabor característico. Na Bairrada, por exemplo, uma das regiões onde o leitão assado mais é apreciado, sendo mesmo parte fundamental das origens e cultura da comunidade, o molho leitão é a estrela, e presta um papel fundamental a cada garfada.

A receita tradicional de molho de leitão é muito simples e utiliza apenas quatro ingredientes, fáceis de encontrar em qualquer supermercado ou até mesmo minimercado. Contudo, tal como a carne, o seu verdadeiro segredo está na qualidade e frescura dos ingredientes que são utilizados. Na realidade, quanto mais frescos e naturais forem, maior será a probabilidade de fazer as delícias dos convidados. Mas, quais são estes ingredientes mágicos de que tanto falamos?

O alho: Este ingrediente é a base aromática do molho. E, embora deva ser usado com cautela dada a sua elevada intensidade, este é o elemento que confere aquele sabor marcante, mas equilibrado, que lhe vem à memória sempre que pensa neste prato.
O sal: O elemento que não poderia faltar de forma alguma. Como em qualquer outra comida, o sal é fundamental para valorizar os sabores naturais da carne e dos demais ingredientes.

A banha de porco: Compatível com este prato, esta é uma gordura animal muito utilizada na confeção de diversos pratos portugueses. Dá uma textura rica e envolvente ao molho de leitão, contribuindo para a sua importante densidade e sabor inesquecível.

A aclamada pimenta preta: Quem não reconhece a importância desta especiaria num bom molho de leitão? Um toque subtil de pimenta preta ajuda a equilibrar o molho, e é especialmente importante para os amantes do “calor” na sua comida.

Encomende aqui >>> Restaurante de Leitão e Take Away “O Zé Pacheco”

A receita pode parecer demasiado simples, mas o segredo de um bom molho de leitão está no equilíbrio perfeito, nada fácil de atingir, entre todos estes ingredientes. Segundo manda a tradição, todos os elementos devem ser combinados com cuidado, respeitando as proporções que têm sido aperfeiçoadas ao longo de todos os seus anos de tradição e glória. Além disso, o molho leitão é preparado lentamente e com muito amor, permitindo que os sabores se envolvam, culminando num sabor inconfundível que tanto amamos.

Aprenda a Fazer Molho de Leitão

Agora que já sabemos tudo sobre quais são os ingredientes essenciais e a sua importância na confeção de um bom molho de leitão, chegou o momento de aprender a preparar um molho delicioso para surpreender toda a gente lá em casa. Como todas as receitas icónicas, são várias as tentativas de inovação, mas nós preferimos manter-nos no caminho mais simples, que por sua vez será a forma mais fácil de o ajudar a ser bem sucedido. Temos também a certeza que esta base descomplicada poderá facilmente adaptar-se ao seu gosto pessoal, aproximando-se assim do sabor autêntico do molho leitão… Aquele que tem feito as delícias de gerações.

Segue então uma receita fácil de seguir para um molho de leitão à boa maneira portuguesa:

Ingredientes:
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 100 g de banha de porco
  • 1 colher de chá de pimenta preta moída
Instruções:

Esmague os alhos com o sal até formar uma pasta homogénea e de seguida aqueça a banha de porco numa frigideira em lume brando. Quando a banha estiver derretida e quente, adicione a pasta de alho e sal que preparou inicialmente, mexendo bem para libertar o belo aroma do alho, com muita atenção para não o deixar queimar.

Em seguida, polvilhe a pimenta preta para ajudar a equilibrar o molho, e continue a mexer até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Deixe o molho cozinhar em lume baixo durante alguns minutos para que os sabores se misturem e a banha adquira o sabor aromático do alho e da pimenta.
Posteriormente, retire do lume e deixe repousar. Pode usá-lo de imediato ou guardar num frasco caso queira reservá-lo para outro momento delicioso.

Este molho de leitão assenta numa base simples, mas caso queira experimentar algo novo ou até mesmo inovar, um bom molho está sempre ao alcance de alguma personalização. Afinal, nunca se sabe quando podemos criar uma receita de família que perdura na memória por muitas décadas. Sempre com alguma cautela para não comprometer o resultado final, pode ajustar a quantidade de alho ou pimenta de acordo com o seu gosto pessoal. Adicionar um toque de limão para regular a acidez, ou até algumas ervas aromáticas para dar mais frescura ao molho, podem ser um tiro certeiro. Contudo, sempre com moderação!

Embora esta seja uma receita sólida, cada restaurante tem os seus próprios truques. São muitos poucos aqueles que revelam os seus segredos, e por boas razões: o molho de leitão perfeito é aquilo que pode diferenciar um leitão bom de um que permanecerá na sua mente por muito, muito tempo.

Quanto ao nosso segredo… Esse permanecerá bem guardado, mas prometemos que continuaremos cá para deliciar todos os seus momentos de convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *